Aviso / Notice

Este blog se encontra desatualizado, inativo e arquivado como conteúdo estático. Eu continuo a eventualmente postar em to-post.it/henriquev. Um serviço simples de blog para usuários de Twitter criado por mim. Todo o conteúdo deste blog continuará existente no mesmo endereço de antes.

This is blog is out-dated, inactive and archived. I continue to post eventually on to-post.it/henriquev. Using a simple blogging service for Twitter users that I created.

Estou também em / find me also on:



Os lerdos do trânsito e as medidas estatais

Hoje li em um blog uma pesquisa que mostra que os congestionamentos surgem a partir de um limite dado pela densidade de carros em um trecho e que a explicação para a sua existência mesmo em situações ideais é que cada motorista dirigie em uma velocidade diferente.

Em um lugar onde as pessoas não são educadas e não ficam lerdando a probabilidade de um congestionamento é menor, claro. Aqui no Recife as pessoas são tanto mal educadas quanto lerdas.

DerrapouAnde rápido, não tanto! Lembre-se: no Brasil, segurança básica (ABS) é artigo de luxo.

A faixa de ultrapassagem aqui é a da direita. Mas até mesmo os motoristas de ônibus em horário de pico, estando com a frente livre e sabendo que vão ter que parar na próxima parada à 250 metros fazem questão de mudarem de faixa ou invadirem, independente de ter outro carro circulando nas proximidades.

Apesar dos judeus que vieram para cá terem fundado a cidade de Nova Iorque, aqui é a Hong-Kong brasileira. Pensando bem, considerando o trânsito apenas. Pois aqui está mais para Havana mesmo. . .

Pois bem, é intuitivo também que quanto mais faixas, menor a probabilidade de congestionamento. Porém o prefeito petralha e o vice-prefeito terrorista devem estar querendo que nós gastemos mais dinheiro ainda com combustível, para alimentar a Petrossauro.

A pouco, eles fizeram algumas mudanças no trânsito da cidade. Uma eu até achei perfeita. Detalhe: vai beneficiar mais quem anda de ônibus. Ruim? De hipótese alguma. Mas eu me sinto no direito de conspirar um pouco: a mudança foi tão inteligente pois o objetivo era fazer os mercantilistas lucrarem mais!

Agora vejamos. . .

Atualmente, só a avenida Conde da Boa Vista tem um movimento diário de 814 ônibus, totalizando 6.974 viagens e aproximadamente 483 mil passageiros transportados por dia.

Fonte: EMTU altera operação de ônibus na Avenida Conde da Boa Vista

Uma média de 70 pessoas por viagem de ônibus? Sabemos que em certos horários eles estão mais cheios do que em outros! Logo me parece que há algo errado. . . De quanto é a lotação máxima permitida por lei mesmo? 70, 75? Ou a eficiência do serviço do transporte coletivo está alta demais ou então. . .

E qual foi a idéia genial da prefeitura? Acabar com duas faixas da avenida (que tem dois sentidos: centro e surbúbio) para construir uma calçada gigante. E tirou as paradas de ônibus do lado da calçada (que em muitos lugares já era gigante) e construiu plataformas entre as faixas de ônibus e carros!

Agora há uma faixa exclusiva para carros, outra para ônibus em cada sentido. Nada mais. Sem contar que a largura da faixa para carros é tão curta quanto uma vaga em um edifício garagem. A de ônibus é um pouco maior, pelo menos.

Para piorar, no meio de algumas limitações temos que ônibus e microônibus que não pertencem ao Sistema de Transporte Metropolitano de Passageiros (leia-se: só sobra os ônibus dos mercantilistas e os ex-kombeiros que conseguiram algo criando um corrupto sindicato).

A saber, tanto ônibus quanto microônibus não podem usar a faixa exclusiva para transporte coletivo.

Oras, a idéia dessas faixas não é um método de agilizar o transporte das massas? Por que será que esses safados proibem? E isso não só nessa avenida, mas em todas.

É claro que o governo não quer isso, pois queimar Diesel é o que quer dos brasileiros. Mas com certeza prefere que queimem gasolina. Só querem quando possuem outros canalhas para trocarem favores.